Agência Panafricana de Notícias

Governo santomense solidário com França após atentado contra semanário Charlie Hebdo

SãoTomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo santomense prestou solidariedade aos familiares e ao povo franceses vítimas do atentado contra o semanário francês Charlie Hebdo, ocorrido quarta-feira e que ceifou a vida a mais de uma dúzia de pessoas, soube a PANA de fonte oficial em São Tomé.

Numa mensagem divulgada pelos órgãos de comunicação do Estado, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Afonso Varela, em nome do Governo, endereçou condolências aos familiares das vítimas do ataque a este semanário satírico, que já publicou polémicas caricaturas de Maomé (profeta do Islão).

"Gostaríamos de condenar, veementemente, este ato de barbárie e exprimir todas nossas condolências às famílias das vítimas deste ato selvagem e a nossa solidariedade para com todo povo francês", afirmou o governante.

Ele sublinhou que o assassinato de jornalistas constituiu uma afronta para sociedades livres, abertas e democráticas.

O número dois do Governo de Patrice Trovoada, cujos governantes, na sua maioria, estudaram em Franca, assegurou, por outro lado, que "os inimigos da liberdade nunca triunfarão e que São Tomé e Príncipe estará sempre do lado da liberdade e daqueles que lutam pelas sociedades abertas e democráticas".

-0- PANA RMG/DD 08jan2015