Agência Panafricana de Notícias

Governo santomense saúda transiçao pacifica no Zimbabwe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA)- O primeiro-ministro santomense, Patrice Trovoada, mostrou-se satisfeito pela forma pacifica da transição do poder no Zimbabwe, que culminou com o afastamento do ex-Presidente Roberto Mugabe pelos militares, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

Em declaração à imprensa, Patrice Trovada considerou importante o facto de se ter conseguido resolver uma crise interna da melhor maneira e de uma forma pacifica.

Ele saudou igualmente o respeito pelas instituições e o seu funcionamento porque, frisou, "a sensação que tivemos numa primeira altura foi de um golpe de Estado".

Patrice Emery Trovoada, filho do ex-Presidente santomense, Miguel Trovoada (de 1991 a 2001), aplaudiu o facto da crise no Zimbabwe ter sido resolvida" com a própria colaboração do Presidente cessante, Robert Mugabe.

A seu ver, é "uma atitude bastante responsável e sábia para se preservar a estabilidade do pais".

O chefe do Governo santomense fez essas declarações no aeroporto internacional de São Tomé no seu regresso de Dubai onde participou numa conferencia dos fundos soberanos e investimentos.

-0- PANA RMG/DD 25nov2017