Agência Panafricana de Notícias

Governo santomense investe 3,5 milhões de euros na reabilitação de vias de comunicaçao

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) – O Governo santomense investiu cerca três milhões e 500 mil euros na reabilitação da estrada nacional numero 3 (EN3) de quinze mil e duzentos quilómetros de extensão em betão betuminoso que liga cidade capital ao interior da zona Norte e Centro de São Tomé, soube a PANA de fonte oficial.

Segundo o contrato assinado entre o Governo santomense e a empresa que vai executar o projeto, dentro de 12 meses ou seja em março de 2103, serão cobertos quinze mil e duzentos quilómetros de estrada cujo pavimento será em betão betuminoso.

A Estrada Nacional Número 3 (EN3) é uma das importantes vias de São Tomé que liga a cidade capital ao interior das zonas Norte e centro do arquipélago.

A EN3, uma das mais importantes vias de comunicação de São-Tomé, serve de ponte de escoamento de hortaliças, de café e de cacau, serve também de acesso a diversos pontos de ecoturismo localizados no distrito de Me-Zochi, visitados por turistas estrangeiros e nacionais.

Apos a conclusão do projeto, as autoridades santomenses consideram que o transito será mais fluido e que o numero de acidentes provocados por desvios de buracos nas estradas diminuíram, refletindo o impacto positivo na vida das populações,

Em declarações à imprensa, Nazaré Rita, responsável do Instituto Nacional de Estrada (INEA), prometeu uma fiscalização rigorosa das obras na medida em que, disse, se trata de uma medida para que o resultado das obras no país sejam bons.

Por sua vez, Carlos Vila Nova, ministro das Obras Publicas e Recursos Naturais, adiantou que o lançamento tardio da primeira pedra para construção da referida estrada deveu-se a falta de verba necessária e que chuvas intensas agravaram a degradação do pavimento da estrada.

-0- PANA RMG/DD 16jun2012