Agência Panafricana de Notícias

Governo santomense inaugura maior sistema de abastecimento de agua

São Tomé, São Tomé e Príncipe(PANA) - O Governo santomense inaugurou sexta-feira última um maior sistema de abastecimento de agua potável, capaz de produz cinco milhões de litros diario avaliado em seis milhões de euros financiados pela república da China, Taiwan, no quadro da cooperação bilateral, soube de fonte oficial este sabado.

Patrice Trovoada, primeiro-ministro santomense, disse que este investimento vai permitir resolver problemas de saúde, de saneamento do meio, uma vez que, frisou, água potável e o novo sistema vai alimentar cerca de 37 comunidades de São Tomé, dos distrito de Lobata, Me Zochi e Água Grande.

Segundo ele, o centro é "fruto da vontade politica de trabalho das empresas do apoio financeiro, e creio que mais obras destas precisamos".

Simon Ko, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da República da China Taiwan que se encontra no pais para parrticipar nos festejos do quadragésimo aniversário da independência nacional, enalteceu a politica do executivo santomense.

Ko considera que água e energia são fatores essenciais para o bem-estar de uma população, e mostrou-se por outro lado "orgulho e satisfeito".

Em 2011, Patrice Trovoada, na qualidade de décimo quarto governo constitucional, efetou o lançamento da primeira pedra para construção deste centro de abastecimento e tratamento de água potavel, alimentado pelo Rio D"Ouro.

-0- PANA RMG/DD 11Julho2015