Agência Panafricana de Notícias

Governo rwandês entrega ambulâncias medicalizadas a estruturas sanitárias no país

Kigali, Rwanda (PANA) – O Governo rwandês acaba de entregar ambulâncias a seis estruturas sanitárias do país na perspetiva de « diminuir totalmente » a taxa de mortalidade materna antes de 2015, data em que os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) das Nações Unidas deverão ser realizados, soube a PANA quinta-feira de fonte oficial em Kigali.

O Governo do Rwanda comprometeu-se a prestar serviços de saúde de qualidade à sua população, sobretudo às mulheres e aos meninos », declarou o ministro da Saúde, Agnes Binagwaho, durante a entrega das ambulâncas medicalizadas aos distritos sanitários de Kilinda (oeste), Murunda (sul), Kabgayi (centro), Gkoma (leste), Shyira (norte) e Kibeho (sul).

O objetivo do Governo é certificar-se de que os 30 distritos do país dispõem cada de pelo menos de cinco ambulâncias », acrescentou Binagwaho louvando a intervenção do Fundo das Naciões Unidas prara a População (FNUAP) nas iniciativas que visam reduzir a mortalidade materna e infantil neste pequeno país de África Central.

Desde o ano 2010, o Governo rwandês comprou igualmente 67 ambulâncias, a razão de uma para cada hospital de distrito, a fim de se certificar de que as mulheres grávidas nas zonas longínquas podem ter acesso aos cuidados de emergência .

O país regista uma taxa de mortalidade materna de 750 falecimentos para cada 100 mil nascidos vivos, segundo estatísticas oficiais.

-0- PANA TWA/JSG/DIM/DD 28julho2011