Agência Panafricana de Notícias

Governo queniano ordena inquérito sobre mortes num estádio de futebol

Nairobi- Quénia (PANA) -- O Governo queniano ordenou a abertura de um inquérito sobre o empurrão de sábado no estádio nacional Nyano, que fez pelo menos nove mortos e vários feridos.
Reagindo a esta catástrofe, o Presidente queniano, Mwai Kibaki, exortou todas as pessoas responsáveis pela segurança dos estádios a velar por que todos os estádios do país sejam lugares seguros.
Por seu turno, o primeiro-ministro, Raila Odinga, exigiu a abertura urgente dum inquérito sobre o drama que ocorreu num jogo de futebol da Primeira Divisão entre o AFC Leopards e o Gor Mahia, uma das principais equipas do país.
Os espetadores em fila para aceder ao estádio perderam paciência e começaram a empurrar-se, esmagando literalmente os que estavam à freate, enquanto outros, que desejavam acompanhar o jogo sem comprar bilhetes, derrubaram a porta de saída de emergência, que caiu sobre os espetadores no interior.
O empurrão fez nove mortos, a maior parte menor de 35 anos.
O primeiro-ministro declarou que este drama é uma infelicidade para o país, convidando os seus compatriotas à calma e a evitar especulação porque as autoridades tentam determinar a causa deste empurrão.