Agência Panafricana de Notícias

Governo promete garantir direito a manifestação pacífica na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O Governo reiterou o seu compromisso de garantir o direito à manifestação pacífica e proteger todas as liberdades coletivas e individuais, como estipulado na Constituição.

A informação foi prestada quinta-feira última pela Primatura tunisina, num comunicado a que a PANA teve acesso.

A Primatura afirmou compreender os sofrimentos e as reivindicações dos desempregados, nomeadamente detentores de diplomas de estudos superiores, mas advertiu que eventualmente intrusos podem misturar-se com manifestantes.

Chamou igualmente a atenção para que estas manifestações não degenerem em violências ou se transformem em atos de vandalismo, ou ainda em agressão contra postos de Polícia, serviços públicos ou propriedades privadas.

O comunicado lembra que o país passa por uma fase delicada tendo em conta perigos terroristas que corre, avisando que estas ocorrências podem ser usadas para o cometimento de atos terroristas, com o fito de ameaçar a segurança dos cidadãos e semear o caos.

Manifestações levadas a cabo por desempregados, nomeadamente jovens diplomados do ensino superior, atingiram várias cidades nas zonas do centro e sul do país, consideradas como as mais desfavorecidas e marginalizadas.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/MAR/DD 22jan2016