Agência Panafricana de Notícias

Governo ordena inquérito sobre finanças da Federação Ganense de Futebol

Accra, Gana (PANA) – O Governo do Gana ordenou um inquérito sobre transações financeiras da Federação Ganense de Futebol (GFA) e o seu presidente, Kwesi Nyantakyi, para os jogos disputados em previsão do Mundial de 2014 no Brasil.

O Governo anuncia investigar sobre alegações de perdas avaliadas em um milhão e dois mil dólares americanos durante os jogos da equipa do Gana no referido período.

Uma rádio instalada em Accra, Citi fm, noticiou, no seu site Internet, que a decisão consta do Livro Branco sobre a Comissão Presidencial de Inquérito sobre a Participação do Gana no Mundial no Brasil, que registou o pior desempenho do país caraterizado pela indisciplina dos jogadores.

A Comissão Presidencial integra três pessoas sob a liderança de um juiz, Senyo Dzamefe.

O Gana está embaraçado pela revolta dos jogadores que exigiram prémios para jogos disputados durante o Mundial de 2014 no Brasil.

O inquérito vai igualmente revelar que a declaração da GFA segundo a qual 350 mil dólares americanos recebidos dum jogo amistoso contra o Japão serviram para colmatar um défice causado pelo jogo de qualificação entre o Gana e Cabo Verde para o Mundial.

-0- PANA MA/ASA/TBM/SOC/FK/DD 12junho2015