Agência Panafricana de Notícias

Governo norte-americano saúda desenrolamento de presidenciais na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo dos Estados Unidos congratulou-se com o “bom desenrolamento” do escrutínio presidencial organizado a 22 de junho último na Mauritânia, indica uma declaração publicada esta terça-feira pela Embaixada norte-americana em Nouakchott.

O Conselho Constitucional da Mauritânia validou segunda-feira os resultados oficiais provisórios dando vitória, logo na primeira volta, ao candidato da maioria, Mohamed Cheikh Ahmed Mohamed Ghazouani.

O Governo norte-americano aproveita esta oportunidade para felicitar calorosamente o Presidente Mohamed Cheikh Mohamed Ahmed e todo o povo mauritano.

"Estas importantes eleições, que permitem uma transferência pacífica do poder, dum Presidente cessante democraticamente eleito para um um novo Presidente eleito, marca uma uma fase decisiva na história da Mauritânia e constitui um exemplo para outras democracias em África e no mundo árabe”, indica a nota.

Assim, o Governo norte-americano exprime a sua inteira disponibilidade  para "colaborar" com o novo Presidente e o seu Governo "em numerosos domínios de cooperação”, prosseguiu.

Aprecia, por outro lado "o compromisso de todos os candidatos derrotados, no escrutínio de 22 de junho de 2019, de promoverem a unidade e o diálogo".

Os Estados Unidos encorajam o Presidente mauritano eleito, líderes políticos e atores da sociedade civil a trabalharem no mesmo espírito para fazer progredir a democracia no interesse do povo da Mauritânia.

-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 2julho2019