Agência Panafricana de Notícias

Governo nigerino precisa de 150 mil toneladas de cereais para reconstituir stock alimentar

Niamey, Níger (PANA) - O Governo nigerino projeta este ano adquir quase 150 mil toneladas de cereais para reconstituir o stock de víveres devido a uma campanha agrícola promissora em todo país, soube-se no fim de semana de fonte oficial.

« Este ano, a situação da campanha agrícola é bastante promissora e, no plano estratégico, é preciso aproveitar esta oportunidade para reconstituir o stock. Neste sentido, o chefe de Estado deu diretivas para que se possa mobilizar, sem delongas, 150 mil toneladas de cereais”, indicou à imprensa, o coordenador da Célula Crise Alimentar (CCA), Yabilan Maman.

Falando no termo dum reunião interministerial com o chefe de Estado, Mahamadou Issoufou,
Yabilan informou que 100 mil toneladas serão mobilizadas pelo Escritório dos Produtos Hortícolas do Níger (OPVN) e que 50 mil toneladas pelo Dispositivo Nacional de Prevenção e Gestão das Crises Alimentares (DNPGCCA).

No que diz respeito às aquisições de cereais, o responsável mencionou que o Presidente da República deu instruções para se priorizar as compras junto dos pequenos produtores e que as operações vão iniciar-se a partir de outubro próximo.

« As operações serão organizadas com todas as estruturas envolvidas a fim de que as aquisições se iniciem muito cedo com vista a atingirem os verdadeiros pequenos produtores", concluiu o coordenador da CCA.

-0- PANA SA/BEH/IBA/FK/DD 11set2017