Agência Panafricana de Notícias

Governo nigeriano estuda queixas de acionistas de bancos nacionalizados

Lagos, Nigéria (PANA) – O Governo nigeriano está a estudar as queixas dos acionistas dos três bancos nacionalizados, que receiam ter perdido os seus investimentos, segundo a imprensa local.

O Banco Central da Nigéria (CBN) anulou as licenças do Afribank Plc, do Spring Bank Plc e do Bank PHB Plc, ao passo que as da Bolsa da Nigéria foram suspensas, em previsão à desclassificação da Daily Official List, o organismo encarregue de identificar as empresas da Bolsa.

A Comissão de Valores Mobiliários (SEC, sigla em inglês), o organismo de controlo e regulamentação dos mercados financeiros, afirmou que apesar da suspensão total das ações dos três bancos, ela está a estudar as vias e os meios de tranquilizar os acionistas.

Estes últimos condenaram a forma como o CBN anulou as licenças dos bancos e exortou o Governo a intervir.

O CBN transferiu com efeito sexta-feira última os ativos e os passivos do Afribank Plc, do Spring Bank Plc e do Bank PHB PlC, aos novos « bancos de substituição » criados, respetivamente o Mainstreet Bank Limited, o Keystone Bank e o Enterprise Bank Limited.

O diretor-geral da SEC, Arunmah Oteh, declarou, no entanto, que a participação com ações dos investidores nos bancos nacionais já era negativa antes da sua colocação sob controlo destas instituições financeiras.

« Estamos a estudar a questão e tentamos examinar os perfis dos investidores para ver se alguma coisa pode ser feita. Talvez dentro de uma semana, nós saberemos, mas atualmente, estas ações foram suspensas. Na realidade, as ações estão totalmente suspensas, o que quer dizer que elas não podem ser objeto de transações », explicou Oteh.

-0- PANA SB/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 10agosto2011