Agência Panafricana de Notícias

Governo nigeriano condenado a pagar $ 237 milhões à comunidade local

Lagos, Nigéria (PANA) – O Tribunal Supremo de Port Harcourt, capital do Estado de Rivers (sul), condenou terça-feira o Governo Federal nigeriano a pagar 37,6 biliões de nairas (237 milhões de dólares americanos) de compensação às vítimas da comunidade Odi, no Estado de Bayelsa, sita na região petrolífera da Nigéria.

O juiz Jambo Akanbi ordenou que reparações especiais de 17,6 biliões de nairas (111 milhões de dólares americanos) e reparações gerais de 20 biliões de nairas (126 milhões de dólares americanos) devem sejar pagas à comunidade a título de compensação.

A 20 de novembro último, soldados nigerianos invadiram a comunidade à procura dos assassinos de 12 polícias e, durante a operação, eles mataram e mutilaram civis inoncentes e destruiram totalmente a comunidade.

A população local processou o Governo Federal e reclamou 20 biliões de nairas (126 milhões de dólares americanos) a título de reparação.

No seu veredito, o juiz Akanbi constatou que o Governo Federal violou deliberadamente os direitos humanos fundamentais das vítimas a circular, viver e possuir bens, bem como a viver pacificamente na terra dos seus antepassados.

O Presidente Goodluck Jonathan reconheceu numa recente intrevista que esta operação, em vez de culminar na detenção dos assassinos dos polícias, resultou na morte de populações inocentes e na destruição da comunidade.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/CJB/TON 20fev2013