Agência Panafricana de Notícias

Governo maliano condena violações do cessar-fogo

Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano condenou com firmeza as trocas de tiros sábado último na província de Kidal (extremo norte do Mali ) entre grupos armados da Coordenação dos Movimentos Armados de Azawad (CMA) e a milícia de autodefesa GATIA favorável ao Governo maliano.

Num comunicado publicado esta segunda-feira em Bamako, o Governo maliano exprimiu a sua preocupação e condenou esta violação do cessar-fogo.

« O Governo da República do Mali soube com uma profunda preocupação que trocas de tiros ocorreram entre os movimentos da plataforma e a CMA na província de Kidal no sábado, 15 de agosto de 2015. Ele condenou com firmeza tais atos que constituem uma violação do cessar-fogo e que podem pôr em perigo a aplicação do Acordo para a Paz e Reconciliação Nacional saído do processo de Argel”, indica o comunicado.

O Estado maliano instou as diferentes partes a considerar as aspirações profundas do povo maliano que espera de todos os atores um compromisso claro e nítido para o regresso definitivo da paz e a mediação internacional e todas as partes envolvidas do comité de acompanhamento a não poupar esforço para o respeito estrito dos termos do acordo.

-0- PANA GT/IS/FK/TON 17agosto20