Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio toma controlo do aeroporto de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio de transição tomou este fim de semana o controlo do aeroporto de Tripoli, soube-se fonte oficial no local.

Participaram na cerimónia os ministros da Defesa, Ousama Jwili, das Comunicações e Transporte, Youssef Al-Wahishi, o vice-ministro do Interior, Omar Al-Khidrawi, bem como vários altos responsáveis dos Serviços de Segurança Pública e da Polícia das Fronteiras.

O aeroporto Internacional de Tripoli estava sob controlo duma brigada dos Thowars (revolucionários) de Zentan (cerca de 200 quilómetros a oeste de Tripoli), que o arrebatou das mãos do antigo regime do coronel Kadafi em agosto de 2011.

A brigada, dirigida por Mukhtar al-Akhdar, um antigo militar originário da cidade de Zentan, nunca manifestou a vontade de entregar o aeroporto às novas autoridades líbias, mas reclamava nomeadamente pela integração dos membros da brigada entre o pessoal de gestão desta infraestrutura.

No entanto, o Governo de transição continuou firme nas suas posições, recusando qualquer negociação sobre esta matéria alegando o facto de que a gestão dum aeroporto necessita dum pessoal bem formado para o efeito.

Nenhuma outra precisão saiu do acordo concluído entre a brigada e o Governo, o que permitiu a este último tomar o controlo do aeroporto.

Falando nesta ocasião, o ministro líbio das Comunicações e Transporte, Youssef Al-Wahishi, agradeceu à brigada dos Thowars de Zentan por ter, durante oito meses, garantido a proteção e a boa gestão do aeroporto da capital líbia.

Na semana passada, Organizações Não Governamentais (ONG) líbias organizaram uma grande manifestação diante do aeroporto de Tripoli para reclamar pela partida desta brigada e pela retomada da sua administração pelo Governo líbio.

Os habitantes de Tripoli não apreciam que brigadas revolucionárias provenientes da cidade de Zentan, bem como de várias outras cidades, à semelhança da cidade portuária de Misrata (200 quilómetros a leste de Tripoli) e das cidades do Monte « Nefoussa » ( ao oeste do país), ocupem instalações públicas, casas e fazendas abandonadas por antigos responsáveis do regime de Kadafi, derrubado a 23 de agosto de 2011 depois de 42 anos de poder sem partilha.

-0- PANA AD/SSB/FK/DD 22abril2012