Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio lança novo apelo para cessação de ataques contra aeroporto de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio apelou de novo aos protagonistas dos combates nos arredores do aeroporto de Tripoli para cessarem o uso injustificado da força e de foguetes contra as instalações estatais e evacuar a zona para evitar mais destruições das potencialidades do povo líbio.

Num comunicado publicado quarta-feira à noite, o Governo afirma ter solicitado encontros entre os protagonistas em conflito e a cessação dos tiros para parar o derramamento de sangue.

O director-geral da Empresa Líbio-africana de Aviação, Ali al-Ayan, a compahia Afriqiyah Airways tem uma frota de 31 aeronaves, das quais 20 estavam estacionadas na pista do aeroporto de Tripoli e foram atingidas por tiros.

As companhias aéreas líbias utilizaram as aeronaves nos aeroportos de Misrata, a 200 quilómetros a leste deTripoli, de Lebrag, de Tobruk (leste) e de Maitigua, subúrbio da capital, para repatriar os Líbios bloqueados nos aeroportos estrangeiros.

"Cidadãos foram repatriados a partir dos aeroportos de Amman (Jordânia), Istambul (Turquia) e Dubai (Emirados Árabes Unidos)", indicou Al-Ayan.

O aeroporto de Tripoli continua encerrado ao tráfego aéreo, resultando na transferência de voos para o de Maitigua, que acolheu quarta-feira dois voos, um proveniente de Amman, assegurado pela Afriqiyah Airways, e outro de Istambul servido pela Libyan Airlines.

Três vôos deixaram quarta-feira o aeroporto de Maitigua, dos quais dois para a Tunísia e um para Istambul.

-0- PANA BY/DIM//TON 17julho2014