Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio de União Nacional analisa como apoiar Comissão Militar 5+5

Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro do Interior do Governo líbio de União Nacional, Fathi Bachagha, reuniu-se segunda-feira com o comandante da Região Militar Ocidental, o general Osama Al-Jouweili, sobre como apoiarem resultados da Comissão Militar Mista 5 + 5.

Num comunicado publicado segunda-feira, o Ministério do Interior afirmou que a reunião entre Bashagha e o general Al-Jouweili versou sobre  uma série de questões militares, incluindo um apoio militar e de segurança, bem como a cooperação conjunta, a revisão da situação política e de segurança no interior do país.

Os dois interlocutores discutiram igualmente sobre resultados da Comissão Militar Mista 5 + 5 e como apoiá-la para alcançar resultados positivos que sirvam o interesse nacional,

Após a assinatura do acordo de cessar-fogo em outubro em Genebra, na Suíça, a Comissão Militar Mista reuniu-se duas vezes no território líbio, precisamente  em Ghadamés (sudoeste) e Sirtes (centro), onde se encontra a sua sede.

O acordo permitiu igualmente criar  um comité de acompanhamento, mas os pontos acordados no acordo tardam a ser implementados.

A situação suscitou preocupações do representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, numa altura em que negociações do Fórum de Diálogo Político Inter-líbio estão a encalhar no tocante à formação de uma autoridade executiva encarregue de gerir a transição e garantir a realização das eleições gerais, a 24 de dezembro de 2021, na Líbia.

A Comissão Militar Mista 5+5 agrupa, sob os auspícios da Missão de Apoio das Nações Unidas (MANUL), cinco oficiais do Governo líbio de União Nacional e do autoproclamado Exército Nacional Líbio liderado pelo marechal Khalifa Haftar.

Os dois beligerantes líbios assinaram, em outubro último, em Genebras (Suíça), um acordo de cessar-fogo permanente que, entre outros pontos, estipula a retirada das tropas da linha da frente para quartéis-generais, a partida de combatentes e mercenários estrangeiros, a abertura de estradas e o reinício do transporte aéreo.

-0- PANA BY/IS/DIM/DD 21dezembro2020