Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio aprova $ 23 milhões para construção de sede de petrolífera em Benghazi

Beidha, Líbia (PANA) - O Governo interino líbio instalado em Beidha (leste) aprovou, recentemente, uma alocação de 29 milhões e 900 mil dinares líbios (quase 23 milhões de dólares americanos) para a construção de uma sede da Companhia Nacional de Petróleo (NOC) em Benghazi, segunda maior cidade do país.

Num decreto do seu Conselho de Ministros, o Governo decidiu igualmente a concessão de cinco milhões e 700 mil dinares líbios como orçamento de funcionamento da NOC, ordenando que estas somas sejam deduzidas das alocações do orçamento do Estado para 2015.

O Governo interino líbio instalado no leste do país e reconhecido pela comunidade internacional anunciou ainda a sua intenção de comercializar o crude ao autorizar a NOC a tomar todas as medidas necessárias para exportar petróleo bruto para o mercado mundial.

Controlando a maior parte da província do Crescente Petrolífero (leste) que alberga os principais terminais petrolíferos, o Governo interino, obrigado sob a pressão das milícias de "Fajr Libya" desde agosto de 2014 a permanecer em Beidha, não possui um orçamento para garantir os encargos inerentes ao seu funcionamento.

Mas, segundo relatórios publicados recentemente, o Governo não conseguiu encontrar clientes para adquirir o seu crude devido às condições de negociação com a NOC que se encontra em Tripoli, a capital atualmente controlada pela milícia Fajr Libya.

-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 01julho2015