Agência Panafricana de Notícias

Governo ivoiriense chamado a erradicar onda de raptos e assassinatos de crianças

Abidjan, Cote d'Ivoire (PANA) - O principal partido da oposição ivoiriense, a Frente Popular Ivoiriense (FPI), apelou ao Governo para fazer tudo ao seu alcance para erradicar o flagelo dos sequestros e assassinatos de crianças.

A secretária-geral e porta-voz do FPI, Agnès Monnet, considera numa declaração transmitida à PANA que a "reação tardia do Governo ivoiriense não está a altura dessas formas de criminalidade particularmente odiosos e sem precedentes na história do país. "

De acordo com o FPI, este fenômeno que surge no início do ano eleitoral preocupa de tal maneira que a situação geral continua frágil no país desde o fim da crise pós-eleitoral.

Lembrando ao Governo o seu dever soberano da segurança dos bens e das pessoas, o FPI "insta-o a tudo fazer para erradicar este flagelo."

Na quarta-feira, o Governo ivoiriense anunciou o desdobramento de mil e 500 agentes das forças de segurança para lutar contra o flagelo de raptos e assassinatos de crianças, além da campanha de sensibilização iniciada a 20 de janeiro último para prevenir as autoridades policiais em casos de desaparecimento de crianças.

As cifras oficiais indicam 25 casos de raptos de crianças, que na sua maioria foram encontrados mortos e com sinais de mutilação.

Este fenómeno criou uma verdadeira psicose em certas cidades ivoirienses onde rumores de raptos envolvem casos de linchagem de eventuais suspeitos ou a corrida para as escolas para pegar as crianças.

-0- PANA BAL/DIM/IZ 01fev2015