Agência Panafricana de Notícias

Governo ivoiriense assiste feridos de empurrões mortíferos

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - O Governo ivoiriense anunciou terça-feira uma assistência completa dos feridos internados nos hospitais depois dos empurrões trágicos do bairro de Plateau, em Abidjan, capital económica do país.

Numa declaração pública, o ministro de Estado do Interior e Segurança, Hamed Bakayoko, indicou que o Presidente da República deu instruções ao ministro da Saúde para uma assistência completa dos 49 feridos admitidos nos centros hospitalares.

"Cerca de 30 feridos que sofreram contusões já regressaram às suas casas. Dois casos graves foram admitidos na Políclinica Internacional Santa Anne-Marie (PISAM)", precisou.

Bakayoko declarou que todos os meios disponíveis (bombeiros, proteção civil, serviços de emergência e segurança) estão mobilizados para fazer face a este drama trágico neste início de Ano Novo.

Ele afirmou que as circunstâncias precisas deste evento trágico são objeto de um inquérito dos serivços de segurança.

"O balanço provisório deste drama dá conta de 60 mortos, 49 feridos evacuados e imediatamente assistidos no Centro Hospitalar Universitário de Cocody", disse Bakayoko.

O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, deslocou-se ao local do drama e efetuou uma visita de compaixão aos feridos hospitalizados.

Uma comissão de crise foi criada junto do Gabinete Nacional da Proteção Civil (ONPC).

-0- PANA BAL/AAS/IBA/MAR/IZ 02jan2013