Agência Panafricana de Notícias

Governo interino será formado dentro de duas semanas, diz presidente do CNT

Tripoli, Líbia (PANA) –O Presidente do Conselho Nacional líbio de Transição (CNT), Mustapha Abdeljelil, anunciou esta segunda-feira que consultas para a formação dum governo de largo consenso nacional começaram e que este gabinete será criado dentro de duas semanas.

Durante um conferência de imprensa, segunda-feira em Benghazi, feudo do CNT, no nordeste do país, Abdeljelil prognosticou que a designação dum primeiro-ministro acontecerá dentro de uma semana, ao passo que a composição do governo será anunciada uma semana depois em vez de um mês como inicialmente previsto.

Exprimindo–se depois da declaração da libertação do país decorrida a 23 de outubro corrente, ou seja três dias após a morte do ex-líder líbio, o coronel Muamar Kadafi, o presidente do CNT perguntou, em resposta a uma questão sobre este assunto, « que tem interesse pela morte de Kadafi ?».

Ele afirmou que todos os Líbios aspiram a vê-lo julgado por crimes que ele perpetrou contra eles.

"Informações nos bastidores das negociações sobre a a formação do governo sublinham que a tendência é favorável a um primeiro-ministro vindo de Tripoli, a capital líbia, visto que o número um do CNT é originário da régião oriental do país.

A formação do governo interino inaugura uma fase de processo político que culminará, oito dias depois, na eleição duma Assembleia Constituinte, seguida mais tarde de eleições gerais.

-0- PANA BY/DIM/DD 24outubro2011