Agência Panafricana de Notícias

Governo gabonês tranquiliza população sobre golpe de Estado abortado

Libreville, Gabão (PANA) - O Governo gabonês anuncia ter frustrado a tentativa de golpe de Estado de segunda-feira última contra o Presidente da República do Gabão, Ali Bongo Ondimba.

O porta-voz do Governo, Guy Bertrand Mapangou, declarou terça-feira que os "amotinadores" estavam detidos e que a situação estava sob controlo.

Jovens oficiais militares tentaram tomar o poder, atacando, na mesma segunda-feira de madrugada, a rádio pública e declarando instaurar um Conselho Nacional para a Restauração.

O Presidente Ali Bongo Ondimba sucedeu ao seu pai, Omar Bongo, em 2009, à frente do país, vencendo o escrutínio presidencial de 2016, marcado por atos de violência.

A família Bongo reina neste país da África Central, rica em petróleo, há 50 anos.

Tanques de combate e veículos militares estavam visíveis por todos os lados, segundo fontes nas ruas de Libreville, contactadas segunda-feira.

O Presidente Ali Bongo, convalescente, está em Marrocos, depois de sofrido um ataque cardiovascular em outubro último.

Os autores do golpe de Estado frustrado justificam o seu ato pela tentativa do Presidente da República de se manter no poder".

Eles referem-se ao seu discurso à nação, por ocasião do novo ano, no qual deixou transparecera a intenção de se eternizar no poder, sem tranquilizar o povo gabonês.

-0- PANA MA/BAD/JSG/IBA/MAR/DD 09jan2019.