Agência Panafricana de Notícias

Governo examina condições de detenção em centros penitenciários na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Conselho Presidencial líbio, Mohamed al-Manfi, reuniu-se, terça-feira em Tripoli, com o primeiro vice-primeiro ministro líbio, Hussein al-Gatrani, e a ministra líbia da Justiç,a Halima Ibrahim al-Boussifi, para abordarem assuntos atinentes às condições de detenção nos centros penitenciários da Líbia e aos direitos dos prisioneiros, soube a PANA de fonte segura.

Durante a reunião, as três personalidades procuraram a saber como trabalhar para resolverem algumas questões relacionadas com os detidos e dar-lhes prioridade no seu tratamento e no quadro da reconciliação nacional, de acordo com um comunicado emitido pelo Conselho Presidencial.

A questão da reconciliação faz parte da missão do Conselho Presidencial líbio que criou um alto comissariado para a reconciliação nacional, em prelúdio à realização de uma conferência nacional sobre este assunto.

Entre outras iniciativas do Conselho Presidencial no quadro da reconciliação nacional, figuram a libertação de algumas personalidades do antigo regime cuja pena de prisão foi cumprida ou que tenham sido inocentadas .

Segundo o comunicado, a reunião de terça-feira versou igualmente sobre uma série de questões relacionadas com o trabalho de vários ministérios, organismos e agências de Estado, e a reafirmação dos "valores da justiça, para fazer avançar o país no caminho da paz e estabilidade."

-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 09fev2022