Agência Panafricana de Notícias

Governo entrega 122 habitações sociais em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, presidiu este domingo, aos atos da entrega das chaves às famílias beneficiárias das 122 habitações sociais, construídas em dois blocos residenciais na cidade da Calheta, no município de São Miguel, e no bairro de Ponta D’Água, na cidade de Praia, apurou a PANA de fonte oficial.

A construção e entrega de mais estes conjuntos habitacionais inscrevem-se no âmbito do Programa Casa para Todos, cofinanciado pelos governos de Cabo Verde e de Portugal e que tem prevista a construção de oito mil e 155 habitações de interesse social, abrangendo todo o território cabo-verdiano.

Uma fonte do Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território (MAHOT) indicou que, até agora, já foram inaugurados 1258 fogos e 77 espaços comerciais.

Estão a ser construídas quatro mil e 752 habitações, referentes a 34 empreitadas das 50 programadas, o que, segundo o MAHOT, torna “realidade o sonho de casa própria e de um habitat condigno para centenas de famílias".

O complexo habitacional de São Miguel custou 166,222 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de um milhão e 510 mil euros) e comporta um conjunto de 50 habitações de interesse social, sendo 34 para a Classe A (14 T2 e 20 T3) e 16 destinadas à Classe B (6 T2 e 10 T3).

Por seu turno, o empreendimento de Ponta d’Água integra 72 habitações, das quais 42 da Classe A (12 T2 e 30 T3) e outras 30 para a Classe B (10 T2 e 20 T3), num investimento da ordem dos 273,971 biliões de escudos cabo-verdianos (cerca de dois milhões e 500 mil euros).

O MAHOT garante que estes conjuntos habitacionais estão dotados de todas as infraestruturas básicas, nomeadamente equipamentos urbanos de abastecimento de água e escoamento de esgotos, energia elétrica, iluminação pública, drenagem de águas pluviais, pavimentação de vias, passeios, parque infantil e espaços verdes.

"Trata-se de empreendimentos que proporcionam, perfeitamente, a integração no tecido social e urbano, disponibilizando aos moradores e utilizadores um conjunto de equipamentos sociais e urbanos", realça o departamento governamental que tutela o setor da Habitação.

-0- PANA CS/IZ 21dez2014