Agência Panafricana de Notícias

Governo e grupos armados trocam prisioneiros no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano e os grupos armados do norte do Mali procederam a uma troca de 87 prisioneiros no quadro do processo de paz do qual uma nova etapa iniciou-se quarta-feira em Argel (Argélia) com o lançamento do diálogo inclusivo intermaliano, soube a PANA de fonte oficial.

Do lado das forças armadas e de segurança malianas, os prisioneiros de guerra libertados estão estimados em 45, enquanto 42 membros dos grupos armados recuperaram a liberdade.

Os reclusos de guerra das forças armadas e de segurança chegaram ao aeroporto de Bamako-Sénou provenientes de Kidal a bordo dum avião de carga civil argelino.

O mesmo aparelho devia transportar à noite os 42 membros dos grupos armados do norte detidos pelas forças armadas malianas durante diferentes patrulhas no norte do país que foi ocupado por djihadistas durante 10 meses antes de serem expulsos, a partir de janeiro de 2013 pelas forças francesas, africanas e malianas.

O primeiro-ministro maliano, Moussa Mara, cumprimentou um a um os elementos das forças armadas e de segurança malianas antes de se dirigir a eles em língua nacional Bambara.

Mara dirigiu-se depois aos 42 antigos prisioneiros dos grupos armados.

-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 17julho2014