Agência Panafricana de Notícias

Governo e Polícias sul-africanos criticados por xenofobia e corrupção

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Um relátorio independente de avaliação paritária criticou a atitude da xenofobia, de crimes e da corrupção ostentada pela Pólicia e pelo Governo sul- africanos.

O documento intitulado «Implementação do Mecanismo Africano de Avaliação Paritária (MAAP): pontos de vista da Sociedade Civil» foi publicado terça-feira última pelo projeto vigilância do MAAP, conjuntamente dirigido pelo Instituto Sul -africano dos Negocios internacionais, pelo Centro para Estudos Póliticos e pelo Projeto de Promoção e Controlo da Governação em África.

O Governo recebeu uma má nota por causa da sua recusa de fazer face à xenofobia, à separação e às relações entre o Estado e o partido, ao desdobramento dos quadros e à politização das instituições e ao contrólo do financiamento privado dos partidos políticos.

A má nota significa que nenhum progresso concernente à questão, ou muito pouco progresso foi feito e que o Governo não parece estar disposto a fazê-lo dentro em breve».

O grupo de avaliação tem o sentimento de que o Governo não faz bastante para resolver a questão da xenofobia, sublinhando que certos responsáveis persistem avessos a esta matéria.

A África do Sul foi sacudida, há dois anos, por uma vaga de xenofobia que ceifou a vida de seis estrangeiros.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/DIM/DD 28junho2011