Agência Panafricana de Notícias

Governo desembolsa $ 48,6 milhões para paz e desenvolvimento do norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) – A segunda fase do Programa Especial para a Paz, Segurança e Desenvolvimento no Norte do Mali (PSPSDN), prevista para julho de 2011 a julho de 2012, será dotada dum orçamento de mais de 22 biliões de francos CFA (48 milhões 600 mil dólares americanos), soube a PANA, terça-feira de fonte oficial em Bamako.

A informação foi prestada no termo da segunda sessão ordinária do Comité de Orientação do PSPSDN, presidida pelo chefe de Estado maliano, Amadou Toumani Touré.

Esta segunda fase será executada em prioridade nas províncias de Gao e de Tombouctou (ambas no noreste) que não beneficiaram muito da primeira, segundo o comunicado divulgado no termo deste encontro.

A segunda fase visará o prosseguimento do reforço do dispositivo nacional de segurança nas províncias do norte através do equipamento e da construção de infraestruturas para as forças armadas e de segurança, da melhoria da governação nestas localidades para uma melhor funcionalidade da administração e das coletividades territoriais, de acordo com a fonte.

Estão igualmente previstos o prosseguimento do programa de promoção do financiamento de micro-projetos, nomeadamente a favor dos jovens, a informação, a sensibilização e a participação das populações na identificação das ameaças à segurança nacional. Esta vertente integra a inserção de centenas de jovens no tecido socioeconómico, lê-se no texto.

O custo do orçamento da primeira fase do PSPSDN (julho de 2010 a julho de 2011) elevou-se a 11 biliões 200 milhões de francos (1 dólar americano equivale a cerca de 454 francos CFA) cujo essencial foi financiado por parceiros técnicos e financeiros.

Segundo o coordenador do Programa, Mohamed Ag Erlaf, a taxa de realização do empreendimento é hoje de 100 porcento.

Estas realizações dizem respeito ao equipamento e à construção de infraestruturas para as Forças Armadas que operam no norte do Mali, ao reforço das capacidades das mesmas, à construção ou à reabilitação dos centros de detenção, dos tribunais e das prefeituras nestas zonas, bem como à realização de infraestruturas básicas a favor das populações e aos sistemas de canalização de água.

O Governo anunciou, além disso, a contratação, nos próximos dias, de 300 assessores das Alfândegas (motoristas e guias) nas três localidades do norte.

Estas três províncias norte do Mali, quase desérticas, ocupam os dois terços do território nacional cuja superfície é de um milhão dois mil 40, 21 quilómetros quadrados.

Estas localidades registaram e registam rebeliões por intermitência e, sobretudo, atos de banditismo e o terrorismo fomentado pela ala de Al Qaeda para o Magrebe Islâmico (AQMI), nomeadamente raptos sobretudo de Europeus.

-0– PANA GT/JSG/FK/DD 27julho2011