Agência Panafricana de Notícias

Governo camaronês demarca-se de declarações antissemitas do seu ministro da Justiça

Yaoundé, Camarões (PANA) – O Governo camaronês dessolidarizou-se das declarações antissemitas formuladas, domingo à noite, pelo seu ministro da Justiça, Jean De Dieu Momo, durante uma emissão televisiva e que provocaram no dia seguinte uma reação indignada do embaixador de Israel, nos Camarões.

Num comunicado publicado segunda-feira à noite, o ministro camaronês da Comunicação, René Emmanuel Said, igualmente porta-voz do Governo, sublinhou que Jean de Dieu Momo é um responsável político que falava a título pessoal.

O ministro camaronês da Comunicação reagia a um comunicado da Embaixada de Israel, publicado mais cedo no mesma dia de segunda-feira, que considerava de "chocantes" as declarações do ministro camaronês da Justiça que procurou justificar o holocausto perpetrado pela Alemanha nazi contra os Judeus.

Segundo o ministro da Comunicação, o Governo deplora com veemência as "declarações inapropriadas" de Jean De Dieu Momo e "!dissocia totalmente delas", lembrando que os Camarões e o Estado de Israel "mantêm relações históricas e excelentes baseadas numa amizade sólida e franca”.

Além deste esclarecimento, o embaixador de Israel nos Camarões foi recebido, segunda-feira, pelo ministro das Relações Exteriores que lhe exprimiu de viva voz as sinceras desculpas do Governo camaronês.

-0- PANA EB/JSG/FK/IZ 5fev2019