Agência Panafricana de Notícias

Governo burkinabe anuncia libertação de posições ocupadas por ex-golpistas

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo de transição do Burkina Faso anunciou a libertação das posições ocupadas pelos ex-golpistas depois do ataque lançado contra eles terça-feira à tarde.

Segundo um comunicado do Serviço de Informação do Governo (SIG), as posições e campos ocupados pelo antigo Regimento de Segurança Presidencial (RSP), nomeadamente, o campo Naaba Koom, foram libertos pelo Exército regular, depois dum ataque.

O Governo revelou que o balanço das operações será estabelecido ulteriormente.

Felicitando o povo burkinabe pela "sua mobilização desde o início desta crise", e o Exército regular pelo seu profissionalismo e pelo seu comportamento republicano, o Governo reiterou o seu apelo para a tolerância e o acolhimento dos ex-golpistas que depuseram as armas.

Depois do ataque, o ex-chefe dos golpistas tentou refugiar-se na Embaixada dos Estados Unidos onde foi expulso, segundo uma fonte de segurança, antes de anunciar a cessação do ataque.

Ele disse colocar-se à disposição da Justiça, segundo a mesma fonte.

Esta declaração do general Diendéré suscitou um alivio no seu da população, enquanto nalguns bairros da cidade capital, Ouagadougou, alguns celebravam a destituição do general golpista.

-0- PANA NDT/BEH/SOC/MAR/IZ 30setembro 2015