Agência Panafricana de Notícias

Governo britânico promete reembolsar hotéis tunisinos afetados por falência de Thomas Cook

Túnis, Tunísia (PANA) – As autoridades britânicas vão pagar  as dívidas da falida operadora turística Thomas Cook junto  dos hoteleiros tunisinos, anunciou o ministro tunisino do Turismo e Artesanto, René Trabelsi.

O governante falava  durante uma conferência, em Túnis, realizada terça-feira na presença da embaixadora do Reino Unido, Louisa de Sousa.

Entre 40 e 45 hotéis na Tunísia foram afetados pela falência da Thomas Cook, uma operadora turística britânica, indicou Trabelsi, acrescentando que o Governo britânico  também se comprometeu a transportar os turistas bloqueados, na Tunísia, no fim da sua estada.

O ministro tunisino avaliou as perdas em 190 milhões de dinares tunisinos, contra 220 milhões de dinares (quase 70 milhões de euros), anunciados pela secretária-geral  adjunta para a Comunicação da Federação da Hotelaria, Mouna Ben Halima.

Halima precisou que estas perdas representam entre 65 e 70 por cento do volume de negócios dos hotéis afetados.

Segundo Ben Halima, as embaixadas de mais de cinco mil e 500 turistas não britânicos nada fizeram para evacuar os seus cidadãos bloqueados, na Tunísia, na sequência da falência da Thomas Cook.

A Tunísia recebe anualmente 150 mil turistas, transportados pela Thomas Cook, a partir de 10 países europeus dos quais a Grã-Bretanha, França, a Alemanha e Itália.

No mesmo dossiê, um  avião de grande capacidade aterrou terça-feira à tarde, no aeroporto de Hammamet, para evacuar 471 turistas britânicos bloqueados, na Tunísia, e que já não podem beneficiar dos serviços da Thomas Cook, soube-se de fonte bem informada.

De acordo com a mesma fonte,  um segundo avião do mesmo tipo era esperado esta semana para transportar 471 outros turistas britânicos.

O grupo Thomas Cook retomou, a 13 de fevereiro de 2018, as suas atividades com destino à Tunísia, após uma suspensão na sequência dos ataques “terroristas” de 2015 contra o Museu do Bardo e uma estação turística de Sousse, fazendo várias dezenas de mortos, essencialmente turistas britânicos, lembre-se.

-0- PANA YY/IN/YBM/FK/IZ 25set2019