Agência Panafricana de Notícias

Governo beninense adverte de propinas falsas em escolas públicas

Cotonou, Benin (PANA) – O ministéro dos Ensinos Materno e Primário adverte da prática de propinas falsas em estabelecimentos, denominadas "cotizações e subscrições", indica um comunicado transmitido neste fim de semana à PANA.

"As medidas de instauração de cotizações ou subscrições, independentemente do seu objetivo, continuam formalmente proibidas sem a autorização prévia do ministro de tutela em todas as escolas maternas e primárias públicas do Benin", lê-se no texto.

O Governo beninense sblinha que "estas iniciativas com cheiros de práticas corruptíveis disfarçadas são incompatíveis com os ideais preconizados pelo Governo e devem ser sistematicamente banidas do sistema escolar".

O Governo beninense exorta os pais de alunos vítimas desses problemas a deslocarem-se às escolas em causa munidos de recibos que lhes foram entregues para exigirem o reembolso.

“Os atores atuais e futuros desses atos expõem-se a sanções graves", preveniu o comunicado.

Segundo um inquérito realizado pelo Ministério, estas cotizações ou subscrições vão de dois mil a 15 mil francos CFA (1 dólar americano equivale a 579 francos CFA) por criança, prática suprimida no Benin há vários anos.

-0- PANA IT/BEH/FK/DD 26nov2018