Agência Panafricana de Notícias

Governo adverte de eventuais abusos ligados a eleições no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe advertiu terça-feira os atores políticos, especialmente os da oposição, de possíveis abusos relacionados com o processo eleitoral das eleições de domingo último, cuja compilação e a validação dos resultados provisórios estão em curso.

A advertência segue-se ao regresso, quarta-feira última, de cinco membros da oposição com assentos na Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), que tinham desistido segunda-feira última à noite, segundo a fonte.

“O Governo não pode admitir, de forma alguma, qualquer falta na aplicação dos textos relativos às eleições no Burkina Faso. Ele condena veementemente qualquer desvio, devendo assumir as suas responsabilidades para garantir a ordem pública”, alertou o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo, Remis Dandjinou, num comunicado.

Porém, o Governo saúda o trabalho realizado por cada um dos atores envolvidos em várias operações, em particular as Forças de Defesa e Segurança, que garantiram de forma eficaz a segurança das populações e das eleições.

Pediu-lhes para permanecerem mobilizadas até à conclusão de todas as operações eleitorais.

O ministro da Comunicação lembrou que este duplo escrutínio (presidencial e legislativa) necessitou duma facilitação do Governo, tendo em conta as recomendações resultantes do diálogo político Maioria-Oposição, iniciado pelo Presidente do Burkina Faso (Roch Marc Christian Kaboré), bem como a disponibilidade dos recursos necessários à sua boa organização material.

No total, seis milhões 482 mil eleitores burkinabes participaram na votação de domingo último, com o objetivo de elegerem seus parlamentares e também um Presidente da República para os próximos cinco anos.

Treze candidatos, incluindo o chefe do estado cessante, Roch Marc Christian Kaboré, estão na corrida.

No final da compilação de 190 municípios em mais de 300, o Presidente Kaboré lidera com 58,14 por cento dos votos, seguido pelo líder da oposição, Zephirin Diabré, com 14,57 por cento e por Eddie Komboïgo, com 13,62 porcento.

Nesta quarta-feira, a Comissão Eleitoral Nacional Independente continua as operações de validação e de proclamação dos resultados provisórios.

-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR/DD 25novembro2020