Agência Panafricana de Notícias

Governo admite possível cenário de mau ano agrícola em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo já admite um cenário de um mau ano agrícola em Cabo Verde, mas está preparado para elaborar um plano de contingência a fim de fazer face à situação, anunciou o ministro cabo-verdiano da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, na cidade da Praia.

“Vamos ter que aguardar ainda mais um pouco, no que tange, por exemplo, à recarga de lençóis freáticos. Temos alguma esperança, mas o Governo está preparado para elaborar um plano de contingência caso os resultados da campanha agrícola sejam bastante maus”, afirmou em entrevista à imprensa.

Segundo Gilberto Silva, neste preciso momento, o Ministério da Agricultura e Ambiente tem uma equipa técnica no terreno que, a cada dez dias, faz o ponto da situação, mas a última informação mostrou “claramente” que os resultados “não são muito bons”.

“Temos fraca precipitação, as culturas já estão demonstrando bastante stress hídrico, sendo que, em muitos sítios, elas vão ficar completamente comprometidas, mesmo a nível da produção de pastos”, alertou.

Entretanto, o governante não avançou o montante que pode ser utilizado para este plano de contingência, visto que, acrescentou, tal vai depender da estratégia que venha a ser adotada, que possa incluir o salvamento do gado, a importação de alimentos para animais, o apoio aos agricultores ou medidas relacionadas com o aumento do emprego no campo.

-0- PANA CS/DD 28set2017