Agência Panafricana de Notícias

Governo adia referendo para revisão constitucional no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano decidiu adiar para uma data ulterior o referendo para a revisão constitucional inicialmente previsto para 9 de julho próximo, soube a PANA de fonte oficial.

O projeto de revisão da Constituição de 25 de abril de 1992 iniciado pelo Governo atual suscitou várias reações por parte da sociedade civil e dos partidos políticos da oposição maliana, que são contra este projeto de revisão.

Os críticos do projeto julgam-no inoportuno numa altura em que algumas partes do país, nomeadamente a região de Kidal (extremo norte), ainda escapam ao controlo do Estado.

Consideram que a nova Constituição confere excessivos poderes ao Presidente da República, que nomeia um terço do Senado e designa o presidente do Tribunal Constitucional.

Nos últimos tempos, o Presidente Ibrahim Boubacar Keita (IBK) multiplicou reuniões com personalidades do país, nomeadamente, os representantes das famílias fundadoras de Bamako, os chefes religiosos e outros notáveis em redor para abordar esta questão.

Quarta-feira, o Presidente maliano revelou que o projeto de revisão constitucional será adiado mas não retirado da agenda porque, justificou, a nova constituição "vai contribuir para o reforço da unidade do país".

-0- PANA GT/BEH/IBA/IZ 22juin2017