Agência Panafricana de Notícias

Governantes santomenses doam 20% do salário para vítimas de vulcão em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde, (PANA) - Os membros do Governo de São Tomé e Príncipe decidiram fazer uma doação individual correspondente a 20 porcento dos seus salários, no âmbito de uma campanha de solidariedade para com as vítimas da erupção vulcânica na ilha cabo-verdiana do Fogo, apurou a PANA, domingo, de fonte oficial na cidade da Praia.

Segundo um comunicado do seu Conselho de Ministros, o Governo santomense decidiu criar uma conta bancária de solidariedade para com Cabo Verde.

Para o efeito, convidou todos os cidadãos santomenses e pessoas residentes no arquipélago, bem como empresas estatais e outras instituições públicas e privadas, a darem a sua contribuição, fazendo depósitos na referida conta "com a urgência que a situação impõe".

O comunicado indica ainda que "o Conselho de Ministros analisou a evolução da situação na ilha do Fogo e constatou com profunda inquietação a persistência da erupção vulcânica e as suas consequências para as populações das ilhas e de toda a República de Cabo Verde".

São Tomé e Príncipe, arquipélago lusófono onde vive uma importante comunidade cabo-verdiana, junta-se assim a países como Angola, Portugal e Guiné-Bissau, e organizações internacionais, como a FAO, que responderam prontamente ao apelo lançado pelo Governo de Cabo Verde para apoiar as pessoas deslocadas na sequência da erupção vulcânica.

Em curso desde 23 de novembro passado, a erupção vulcânica da ilha do Fogo já provocou danos avaliados em cerca de 50 milhões de euros.

-0- PANA CS/IZ 15dez2014