Agência Panafricana de Notícias

Governante grego representa UE na reunião do diálogo político com Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Kyriakos Gerontopoulos, representou, quarta-feira, na cidade da Praia, a União Europeia (UE) na sexta reunião do diálogo político, a nível ministerial, no quadro da parceria especial com Cabo Verde, apurou a PANA, na capital cabo-verdiana de fonte oficial.

O governante grego, que representou a alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros, destacou, no final da reunião, que Bruxelas pretende manter uma cooperação efetiva com Cabo Verde, apoiando-o no combate à redução da pobreza e no desenvolvimento inclusivo e sustentado.

Kyriakos Gerontopoulos destacou algumas ações concretas da parceria especial, estabelecida entre as duas partes desde 2007, nomeadamente os acordos de facilitação de vistos e de mobilidade e de estabilidade e segurança.

Faz também parte dessa parceria especial a cooperação bilateral reforçada no domínio da energia lançada durante a visita a Cabo Verde, em fevereiro passado, do comissário europeu para o Desenvolvimento, Andirs Pielbags.

O governante grego reafirmou também o engajamento da UE no reforço da parceria com Cabo Verde, em especial na área da segurança, da convergência técnica e normativa e da mobilidade e imigração.

Segundo ele, a UE vai ajudar igualmente Cabo Verde nos setores da ciência e tecnologia e das alterações climáticas, bem como reforçar a cooperação no setor da energia que esteve em evidência durante a visita do comissário Andirs Pielbags.

Kyriakos Gerontopoulos manifestou também o seu agrado pela conclusão das negociações do acordo de parceria económica UE/CEDEAO, dizendo estar esperançado de que o mesmo venha a contribuir para o aumento do fluxo de negócios entre os dois blocos.

Destacou a redução das barreiras negociais, a simplificação dos procedimentos aduaneiros e o incremento da cooperação empresarial como alguns contributos esperados do acordo.

Neste sentido, afiançou que vão ser reforçados os contactos entre as organizações de empresários de modo a promover-se o comércio bilateral e a troca em matéria de inovação, pesquisa e desenvolvimento, o que irá aumentar a competitividade das empresas nacionais nos mercados globais.

“Neste particular, a UE realça, ainda, a importância de melhorar o ambiente de negócios e aumentar o diálogo entre os investidores”, concluiu.

-0- PANA CS/IZ 10abril2014