Agência Panafricana de Notícias

Gorilas das montanhas ameaçados de extinção até 2020

Kigali- Ruanda (PANA) -- Os gorilas das montanhas poderão desaparecer completamente do planeta até 2020, se nenhuma acção concreta for lançada contra a caça furtiva, advertiu o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUE) num comunicado transmitido à PANA em Kigali.
A ameaça que paira sobre os gorilas das montanhas é tal que o PNUE reviu em baixa as suas projecçõees que previam a protecção desta espécie contra o desapareciemento até 2030.
Este pessimismo do PNUE está baseado em vários factores negativos, que vão desde a procura crescente da carne de caça, nomeadamente no leste da RD Congo, ao desenvolvimento das infraestruturas na sub-região que, agravado pela pressão demográfica, pode deixar um espaço de 69 mil 900 quilómetros quadrados de zonas protegidos na sub-região da Bacia do Nilo até 2030.
"Cerca de quatro mil 500 quilómetros deste espaço destruído pelo homem está ao nível dos parques que albergam os gorilas", deplora o PNUE.
Os últimos gorilas das montanhas estão concentrados nas cadeias de montanhas que atravessam o Uganda, o Ruanda e a República Democrática do Congo (RDC).
A sua população total seria de cerca de 700, segundo o PNUE.