Agência Panafricana de Notícias

Goodluck Jonathan felicita Obama

Lagos, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, felicitou o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, pela sua reeleição para um segundo e último mandato de quatro anos na liderança dos Estados Unidos da América, segundo um comunicado da Presidência enviado à PANA em Lagos.

O Presidente Jonathan saudou a vitória do Presidente Obama nas presidenciais duramente disputadas e considerou-a como "uma aprovação do povo norte-americano da sua liderança, da sua visão do mundo progressista e do bom trabalho cumprido nestes últimos quatro anos pondo termo à crise económica mundial e reforçando a paz e a segurança no mundo".

"A Nigéria, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Africana (UA) mantiveram relações muito cordiais e produtivas com a administração Obama durante o seu primeiro mandato e o Presidente Jonathan espera poder contar com esta mesma colaboração para o desenvolvimento de boas relações entre a Nigéria e África e os Estados Unidos durante os próximos quatro anos", indica o comunicado.

O Presidente Jonathan pretende reforçar as relações bilaterais entre os Estados Unidos e a Nigéria e a Comissão Mista de Cooperação, que foi criada durante o primeiro mandato do Presidente Obama, enquanto plataforma principal para a promoção duma cooperação comercial e económica acrescida entre os dois países, bem como a colaboração bilateral nos outros setores.

"O Presidente Jonathan espera igualmente que milhões de pessoas no mundo inteiro, nomeadamente nos países em desenvolvimento, que viram a beleza e a força da democracia durante as eleições presidenciais norte-americanas, possam apreciar melhor a democracia como chave para a construção de sociedades pacíficas, estáveis e progressistas", sublinhou.

O chefe do Estado nigeriano deseja ao Presidente Obama "boa saúde e a benedição de Deus enquanto prepara a sua investidura em janeiro para um segundo mandato como Presidente dos Estados Unidos da América", prosseguiu o comunicado.

-0- PANA SEG/FJG/TBM/IBA/CJB/TON 08nov2012