Agência Panafricana de Notícias

Golpistas comparecem em tribunal no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O julgamento de 84 acusados do golpe de Estado de setembro de 2015 no Burkina Faso iniciou-se terça-feira em Ouagadougou, com medidas de segurança policial máxima, constatou a PANA no local.

As forças de defesa e de segurança ocuparam a área circundante e revistam transeuntes enquanto dois helicópteros sobrevoam o local onde populares estão aos encontrões para assistir ao julgamento.

A 16 de setembro de 2015, um grupo de soldados próximos do ex-Presidente Blaise Compaoré tentou derrubar o então regime da transição, matando cerca de quinze pessoas.

O general Gilbert Diendéré, presumível mentor do golpe de Estado e outras 83 pessoas, nomeadamente soldados, são "acusados de atentado contra a segurança do Estado, de assassinato, ofensas corporais, vandalismo de bens de outrem, traição, incitação a atos contrários ao regulamento e disciplina militares, violência e assalto ou cumplicidade nessas ofensas ", de acordo com o Procuradoria militar.

Vozes ergueram-se nos últimos dias para apelar a uma justiça justa, refere-se.

O Golpe de Estado em apreço ocorreu no rescaldo do derrube, a 21 de outubro de 2014, por uma revolta popular, do então chefe de Estado, Blaise Compaoré, após 27 anos do poder ditatorial.

-0- PANA NDT/JSG/DIM/DD 28fev2018