Agência Panafricana de Notícias

GIABA auer frente contra branqueamento de dinheiro

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – A diretora-geral qdjunta do Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Dinheiro na África Ocidental (GIABA), Ndèye Elisabeth Diaw, defendeu quinta-feira q formação duma "frente de recusa" para lutar contra o branqueamento de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

"A luta deve ser empreendida à escala global, mundial", disse Diaw na abertura da 17ª reunião plenária do GIABA

Ela afirmou que o branqueamento de dinheiro constitui um verdadeiro risco para a estabilidade do sistema financeiro e anula todos os esforços envidados para desenvolver a economia dum país.

Ela preconizou uma vigilância a todos os níveis dentro da solidariedade para se levar a cabo a luta iniciada.

Falando durante a cerimónia de abertura do encontro, o diretor de Gabinete do ministério ivoiriense da Economia e Finanças, Emmanuel Ahoutou Koffi, disse que este combate à criminalidade financeira no espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) é um avanço importante na promoção dos princípios de boa governação financeira.

Durante o encontro, os participantes vão analisar os relatórios seguimento-avaliação do Benin, da Gâmbia, do Gana, da Guiné-Bissau, da Liberia, do Níger, da Nigéria, do Senegal, da Serra Leoa e do Togo.

-0- PANA BAL/AAS/SOC/CJB/DD 04maio2012