Agência Panafricana de Notícias

George Bush esperado na Tanzânia, Zâmbia e Etiópia

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – O antigo Presidente americano, George W. Bush, e a sua esposa, Laura Bush, deverão visitar a Tanzânia, a Zâmbia e a Etiópia, de 1 a 5 de dezembro próximo, indicou quarta-feira a Embaixada dos Estados Unidos em Dar-es-Salaam.

Esta viagem demostra o compromisso contínuo do casal para com África através do trabalho do programa mundial de saúde do Instituto George W. Bush (GWBI), declarou a Embaixada, citando o centro presidencial Bush em Dallas, no Texas.

A viagem salientará igualmente a iniciativa Pink Ribbon Red Ruban, uma parceria inovadora entre o GWBI, o Plano Presidencial Americano de Emergência de Ajuda à Luta contra a SIDA, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Programa Comum das Nações Unidas sobre o VIH/SIDA (ONUSIDA) e outros parceiros privados.

A iniciativa Pink Ribbon Red Ruban explora os investimentos públicos e privados e as infraestruturas de saúde existentes para lutar contra duas das principais causas de falecimentos das mulheres na África Subsariana e na América Latina, designadamente o cancro do colo do útero e o da mama.

Em África, o casal Bush evidenciará a importância da luta contínua contra o VIH/Sida, o paludismo e outras doenças e vai celebrar os progressos notáveis realizados nestas últimas décadas para responder aos desafios da doença, da pobreza e da segurança.

Além disso, a sua visita realçará novos processos para prevenir o cancro nas mulheres através dum anúncio maior pelos parceiros de Pink Ribbon Red Rubban.

Em 2001, o Presidente Bush tinha anunciado o primeiro compromisso da sua administração de lutar contra a propagação das doenças evitáveis em África.

Uma década mais tarde, quatro milhões e 700 mil pessoas receberam antirretrovirais através da ONUSIDA, elevando o total a seis milhões e 600 mil pessoas nesta região em desenvolvimento que beneficiaram de medicamentos vitais contra a sida graças à mobilização de organizações privadas, de Governos nacionais e da comunidade internacional.

Esta será a primeira viagem duma semana efetuada pelo Presidente Bush acompanhado pela sua esposa ao continente africano desde o fim em 2009 do seu reinado de 10 anos na Casa Branca.

-0- PANA AR/BOS/AKA/TBM/IBA/MAR/DD 23nov2011