Agência Panafricana de Notícias

General do Exército líbio assassinado na cidade líbia de Benghazi

Benghazi, Líbia (PANA) - Um general do Exército líbio foi assassinado quarta-feira à noite na cidade de Benghazi (leste), abalada por confrontos armados, indicaram fontes hospitalares.

Trata-se do general Ahmed Habib al-Masmari abatido por homens armados não identificados no bairro al-Hadeq de Benghazi, precisaram as fontes do Centro Médico da mesma cidade que recebeu o corpo da vítima.

O general Ahmed al-Masmari ocupava o cargo de chefe do Estado-Maior do Exército líbio.

Berço da Revolução de fevereiro de 2011 que seis mais mais tarde derrubou o então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder absoluto, Benghazi é desde então palco duma série de assassinatos visando nomeadamente militares e polícias.

Os confrontos armados continuam entre tropas dum general reformado, Khalifa Haftar, apoiadas pelo Exército líbio, e grupos armados do Conselho dos Revolucionários de Benghazi, uma coligação de milícias armadas islamitas, das quais Ansar Asharia.

Aviões de combate, armas pesadas, mísseis, foguetes e tanques de guerra são utilizados nestes combates que já fizeram centenas de mortos e provocaram a deslocação dos habitantes dos bairros próximos das linhas de frente.

As unidades das forças especiais em Benghazi registaram, durante o mês de agosto último, 12 mortos e 60 feridos, segundo o Escritório de Comunicação destas forças.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 18set2014