Agência Panafricana de Notícias

Gendarmaria frustra quatro tentativas de emigração ilegal e detém 117 pessoas na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – Unidades da Gendarmaria tunisina das províncias de Sfax, Nabeul, Bizerte e Túnis frustraram, nas últimas 48 horas, quatro tentativas de migração clandestina e detiveram 117 pessoas, indicou domingo o porta-voz da Gendarmaria, Housseddine Jebabli.

Na província de Sfax (sul), patrulhas de segurança detiveram, no último fim de semana, 90 pessoas de diferentes nacionalidades africanas que queriam atravessar clandestinamente a fronteira marítima do país em direção às costas italianas.

Em Bizerte (norte), unidades provinciais marítimas  prenderam, no mesmo dia, 15 pessoas, duas das quais eram objeto de procura e dois “salafistas”  que estavam sob  vigilância que tentavam todos migrar para a Europa, indicou.

Do seu  lado, patrulhas de segurança da província de Nabeul, 60 quilómetros a sudeste da capital, detiveram, no último fim de semana, uma canoa dotada de um motor com cinco pessoas a bordo que queriam partir clandestinamente para Itália, incluindo três pessoas que eram objeto de procura pela sua implicação em casos de justiça.

Unidades da Marinha da província capital também frustraram uma tentativa de migração clandestina para Itália e prenderam sete pessoas.

As tentativas de migração clandestina aumentaram, nos últimos dias, nomeadamente durante o mês de Ramadão, pois os migrantes ilegais exploram as horas de Suhure (refeição da madrugada) e da quebra do jejum.

-0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 25maio2020