Agência Panafricana de Notícias

Ganenses votam para eleições gerais

Accra, Gana (PANA) - Cerca de 14 milhões de eleitores inscritos começaram a votar esta sexta-feira no Gana para escolher um Presidente e 275 deputados.

O voto iniciou oficialmente por volta das 7 horas TU, mas longas filas se formaram diante das assembleias antes do nascer do dia e alguns eleitores vieram mesmo com cadeiras.

Esta são as sextas eleições gerais no Gana desde o advento da quarta República em 1992 e o Presidente interino cessante, Dramani Mahama, num discurso difundido pela rádio e pela televisão quinta-feira à noite, apelou para um escrutínio pacífico.

"Uma eleição é um concurso entre visões políticas concorrentes e nunca deveria opor famílias, grupos étnicos e religiões", declarou o Presidente Mahama, que assegura a Presidência interina do Gana depois de substituir em julho de 2012 o Presidente John Atta-Mills, morto de doença aos 68 anos.

"É preciso lembrar que o Gana é maior e mais importante do que qualquer um de nós. O meio mais certo de guardar a nossa imagem que é invejada é votar numa atmosfera de paz", disse o Presidente Mahama.

Oito candidatos, incluindo o Presidente Mahama, disputam a Presidência do Gana.

Mais de mil e 300 candidatos estão igualmente em competição para os 275 assentos do Parlamento.

Os candidatos presidenciais são o Presidente Mahama do Congresso Nacional Democrático (NDC), Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, do Novo Partido Patriótico (NPP), Abu Sakara, do Partido Popular da Convenção (CPP), Hassan Ayariga, da Convenção Nacional Popular (PNC), Papa Kwesi Nduom, do Partido Popular Progressista (PPP), Akwasi Addai, do Partido da Frente Unida (UFP), Henry Lartey, do Grande Partido Popular Consolidado (GCPP), e o único candidato independente, Joseph Osei-Yeboah.

O presidente da Comissão Eleitoral disse estar pronto para organizar um outro escrutínio com êxito, acrescentando que o material e os equipamentos foram enviados às assembleias de voto, tendo apelado ao público para ser vigilante.

Cerca de 42 mil polícias, bombeiros, agentes dos Serviços Penitenciários, da Imigração e das Alfândegas estão desdobrados nas 20 mil assembleias de voto, enquanto cinco mil soldados estão estacionados nos diferentes distritos para evitar incidentes.

O voto termina por volta das 17 horas TU e os boletins serão apurados em cada assembleia de voto antes de as urnas serem enviadas aos centros das circunscrições para a proclamação dos resultados.

Várias organizações, incluindo a Commonwealth e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), enviaram observadores ao Gana.

-0- PANA MA/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 07dez2012