Agência Panafricana de Notícias

Ganenses residentes na África do Sul chamados a evitar zonas de risco de violência xenófoba

Joanesburgo, África do Sul (PANA) – A embaixada do Gana na África do Sul apelou aos Ganenses residentes neste país a ficarem prudentes e evitarem lugares sujeitos a ataques xenofóbos que ressurgiram.

Num comunicado divulgado segunda-feira última, a representação diplomática ganense declarou que o embaixador George Ayisi Boateng conversou por telefone, no fim de semana passado, com líderes de associações que agrupam Ganenses depois de ameaças ataques divulgadas na imprensa social contra estrangeiros na África do Sul.

Convidou igualmente os Ganenses na África do Sul a comunicarem os primeiros signais de ameaças potenciais aos seus responsáveis, mas também à missão baseada em Pretória, a capital do país, e à Polícia.

Recomendou aos seus compatriotas residentes  em zonas considerados como de riscos a "estarem em alerta, observarem e controlarem movimentos suspeitos".

A Embaixada do Gana revelou ter discutido com outras missões diplomáticas e o Governo sul-africano para buscarem meios de encontrar uma solução permanente para a "recorrência infeliz" dos ataques contra estrangeiros neste país.

A Polícia sul-africana confirmou terça-feira a morte de duas pessoas em brigas de rua em Hilbrow, um subúrbio de Joanesburgo.

A Nigéria, a Zâmbia e a Etiópia fazem parte dos países que exortaram os seus cidadãos a evitarem zonas de risco e convidaram o Governo sul-africano a proteger estrangeiros presentes no seu território.

-0- PANA MA/NFB/IS/MAR/DD 03set2019