Agência Panafricana de Notícias

Gana retoma voos domésticos suspensos por covid19

Accra, Gana (PANA) – Os voos domésticos retomaram-se no Gana, enquanto o país abranda lentamente as medidas de restrição impostas para lutar contra a pandemia do coronavírus (covid-19).

A imprensa local relata que os primeiros voos domésticos descolaram domingo depois que os aeroportos de Accra, Kumasi, Tamale e Takoradi foram desinfetados, na semana passada.

O aeroportos estiveram cheios no primeiro dia, e as duas companhias aéreas locais, Africa World Airlines e Passion Air, confirmaram que os seus voos ficaram completamente preenchidos.

"Todos os nossos voos deste dia (domingo) estiveram completos”, declarou o responsável de operações da Africa World Airlines.

"O nosso voo de hoje com destino a Tamale está cheio”, disse por seu turno Samuel Takyi, diretor de marketing da Passion Airlines.

Foram observadas as recomendações sanitárias como o uso de máscara, a utilização de desinfetante para as mãos, o respeito do distanciamento social nos nos balcões de check-in e disposições relativas ao espaço entre os assentos nas zonas de embarque.

A bordo, os assentos do meio foram vazios para respeitar o distanciamento social mas os preços dos bilhetes não foram alterados.

"O objetivo aqui é que os passageiros não estejam sentados lado a lado. Contudo, as crianças serão autorizadas a sentar-se perto dos seus pais ou tutores. Vamos observar a situação mas os preços dos bilhetes não vão mudar”, disse Mendis.

Segundo o vice-ministro da Aviação, Yaw Afful, os protocolos de segurança foram aplicados em todos os aeroportos regionais.

As fronteiras do país continuam encerradas, bem como as escolas, as igrejas e as mesquitas, e as concentrações públicas estão proibidas.

O transporte público funciona mas no respeito das medidas de distanciamento social, o que provocou uma redução considerável do número de passageiros transportados pelos veículos.

O Presidente Nana Addo Dankwa Akufo Addo levantou recentemente o confinamento parcial em Accra, Tema e Kumasi e na região do Grande Accra, depois de queixas da população nestas duas localidades, sobretudo trabalhadores do setor informal.

Mas o levantamento do confinamento parcial foi criticado por uma parte da população que o julga mal aconselhado, enquanto os casos continuam a aumentar.

O Gana soma atualmente 2.719 casos positivos, dos quais 294 curados e 18 mortes.

-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/IZ 05maio2020