Agência Panafricana de Notícias

Gana restabelece colaboração estreita com Togo

Lomé- Togo (PANA) -- O conselheiro especial do Presidente ganense Evans Atta Mills, Victor Gbého, afirmou no termo duma audiência quarta-feira com o Presidente togolês, Faure Gnassingbé, que o Gana "vai desenvolver uma colaboração estreita" com o Togo.
Segundo o conselheiro especial do Presidente ganense, a visita efectuada junto do chefe de Estado togolês tem por objectivo assegurar que o "Presidente Mills manifesta a vontade de cooperar estreitamente com o Governo e o povo togoleses para ajudar os dois países a desenvolver-se politicamente e economicamente".
As relações entre o Gana e o Togo foram mais tumultuosas durante os anos 80 e 90, sobretudo no tempo do general Eyadéma Gnassingbé (Presidente do Togo de 1967 à sua morte a 5 de Fevereiro de 2005) e de Jerry Rawlings (Presidente do Gana de 1992 a 2000), quando o Togo acusava o Gana de servir de base para a sua desestabilização e de albergar opositores ao seu regime, nomeadamente, o líder do principal partido de oposição, União das Forças de Mudança (UFC) de Gilchrist Olympio.
Estas relações conheceram algum apaziguamento à chegada ao poder, em 2000, de John Kufuor.
O actual Presidente Atta Mills, eleito a 3 de Janeiro último, foi o vice-presidente do capitão Jerry Rawlings de 1997 a 2000.