Agência Panafricana de Notícias

Gana ligado a cabo submarino de fibra óptica da África Ocidental

Accra- Gana (PANA) -- Os trabalhos de conexão do Gana ao cabo submarino de fibra óptica de telecomunicações que deve ligar a África Ocidental, a Europa e o resto do mundo foram efectuados quarta-feira, soube a PANA de fonte oficial.
A Empresa Financeira de África (AFC), que financiou a Empresa Main One Cable Company Limited, indica num comunicado que terminou a primeira fase dos trabalhos com a instalação de sete mil quilómetros de fibra, que liga Portugal, Gana e Nigéria, com derivações para as ilhas Canárias, Marrocos, o Senegal e a Côte d'Ivoire.
A segunda fase do projecto deverá estender o cabo à África do Sul.
O comunicado precisa que este cabo submarino vai fornecer uma largura de banda com potência equivalente a 10 vezes a capacidade do atual cabo que liga a África Ocidental e mais de 20 vezes a capacidade de satélite atualmente disponível na África Subsariana.
A Empresa Financeira de África é uma instituição financeira africana que tem por missão melhorar as economias africanas pelo financiamento das infraestruturas e dos ativos industriais e financeiros.