Agência Panafricana de Notícias

Gana exporta 23,5 milhões de barris de petróelo anualmente

Accra, Gana (PANA) – O Gana exportou até agora 23,5 milhões de barris de petróleo, anualmente, após o início da sua produção nos jazigos offshore de Jubilee, no oeste do país.

O diário pró-governemental « Graphic » declarou sexta-feira que outras descobertas e avaliações positivas de jazigos foram feitas, mas que a sua exploração estava ao nível de projeto.

Indicou que a produção média varia entre 82 e 84 mil barris por dia para o ano de 2011 e que ela deverá ultrapassar os 100 mil barris até final deste ano.

A produção de petróleo em quantidades comerciais a nível do jazigo de Jubille, a cerca de 70 quilómetros ao largo das costas da Região Ocidental, começou a 15 de dezembro de 2010.

Outras perfurações de exploração e avaliação no bloco em águas profundas de Tano, entre 2009 e 2010, permitiram a descoberta dos jazigos de Tweneboa, Enyenra e Ntome (TEN), situados a cerca de 30 quilómetros oeste do jazigo de Jubilee. Estes últimos não são ainda explorados.

No quadro da primeira fase do projeto Jubilee, o Gana deverá extrair 200 biliões de metros cúbicos de gás do jazigo de Jubilee.

Atualmente, a Companhia do Gás do Gana trabalha para que, até dezembro do próximo ano, o gás seja fornecido à Central Térmica de Aboadze, no distrito de Shama para produzir energia barata.

-0- PANA MA/VAO/FJG/TBM/IBA/MAR/IZ 16dez2011