Agência Panafricana de Notícias

Gana e Togo pretendem construir barragem hidroelétrica

Lomé, Togo (PANA) - O Togo e o Gana vão construir uma barragem hidroelétrica duma potência nominal de 87 Megawatts no rio Oti, no norte dos dois países fronteiriços, soube sexta-feira a PANA de fontes oficiais em Lomé.

Esta barragem, que será construída em Jualé no rio Oti, do lado ganense, vai abranger a região togolesa de Bassar-Bandjeli e vai permitir um produção anual de 405 Gigawatt hora (GWH).

Segundo os estudos de pré-viabilidade, a construção da barragem vai causar a inundação de uma superfície de 120 quilométros quadrados.

Técnicos ganenses discutiram, a 7 de outubro último, com os seus homólogos togoleses sobre o arranque dos estudos de viabilidade da construção da barragem no rio Oti, partilhado pelos dois países.

De acordo com fontes próximas do projeto, este estudo de viabilidade vai durar 20 meses e vai permitir conhecer melhor as potencialidades desta barragem.

Este projeto de barragem foi iniciado pelo Gana desde 1992, mas o primeiro encontro dos peritos destes dois países apenas teve lugar em julho de 2012.

O Togo consome em grande parte a energia elétrica produzida pela barragem de Akossombo, no Gana, há décadas.

-0- PANA FAA/JSG/CJB/TON 18out2013