Agência Panafricana de Notícias

Gana ajuda Côte d'Ivoire a regressar à normalidade

Accra, Gana (PANA) – O Gana prometeu segunda-feira ajudar a Côte d’Ivoire nos seus esforços para voltar à normalidade após uma crise político-militar marcada pela detenção do antigo Presidente Laurent Gbagbo.

O Presidente ganense, John Evans Atta Mills, indicou ao primeiro-ministro ivoiriense, Guillaume Soro, em Accra, que os dois países mantinham relações fraternais.

« Somos semelhantes, daí que tudo o que ocorreu na Côte d’Ivoire afeta-nos no Gana. Nunca desejaremos que um mal aconteça à Côte d’Ivoire porque isto terá enormes repercussões em nós », indicou o Presidente Mills durante uma reunião à porta fechada com uma delegação ivoiriense liderada por Guillaume Soro.

A delegação ivoiriense convidou oficialmente o Presidente Mills para a investidura do Presidente da Côte d’Ivoire reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, no final do mês.

A delegação abordou igualmente com o Presidente Mills a situação de segurança no país após a detenção de Laurent Gbagbo o mês passado.

Soro reconheceu a neutralidade do Presidente ganense e negou as alegações segundo as quais o Gana enviou mercenários para apoiar Laurent Gbagbo durante combates entre as forças fiéis a Gbagbo e as do Presidente Ouattara.

-0- PANA MA/LSA/TBM/SOC/MAR/IZ 03maio2011